Simers se reúne com deputada federal Liziane Bayer para abordar pautas da saúde mental no Congresso Nacional 
Defesa

Simers se reúne com deputada federal Liziane Bayer para abordar pautas da saúde mental no Congresso Nacional 

Compartilhe

11/06/2022 17:42

O diretor-geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade médica, Fernando Uberti, e a diretora do Sindicato e também componente do Núcleo, Luciana Mesko, se reuniram, na tarde desta terça-feira, 7, com a deputada federal gaúcha Liziane Bayer. Na pauta: saúde mental, projetos e pautas relativas ao tema, no Congresso Nacional. 

O encontro, no formato on-line, objetivou a aproximação da entidade com a Câmara dos Deputados e o próprio gabinete da Deputada, que coordena Grupo de Trabalho (GT) que debate o aumento no número de casos de suicídio, depressão, ansiedade e outros transtornos psiquiátricos que têm afetado a população brasileira, especialmente o estrato mais jovem. O GT realizou, no final de maio, em Porto Alegre, o Seminário Promover para Prevenir – Saúde Mental dos Jovens do Brasil.

“A preocupação demonstrada pelo Congresso e que gerou a criação deste grupo de trabalho, é a mesma que o Simers vem compartilhando, de forma acentuada nos últimos anos, principalmente após o início da pandemia, e com foco especial em médicos, médicos jovens e estudantes de Medicina. Observamos o mesmo cenário de forte juvenilização do transtorno psiquiátrico em nossa profissão ”, afirma o diretor-geral Fernando Uberti. 

Em decorrência disso, ele lembra que o NuPsiq-Simers vem realizando projetos e ações de enfrentamento a esse contexto. 

“Coletamos dados que confirmaram a impressão de nossa prática profissional e dos relatos de colegas: significativo adoecimento mental,  esgotamento e maior impacto ainda de transtornos psiquiátricos em jovens médicos e estudantes. Com isso, criamos o SIM MENTAL, uma plataforma de atendimentos que proporciona assistência psiquiátrica aos nossos associados, e continuamos atuando permanentemente na defesa por melhores condições de trabalho e ensino aos médicos, englobando estrutura física, remuneração e meios para resolutividade em sua prática profissional,  fatores de proteção a transtornos psiquiátricos nesse público.” 

 O diretor também citou o RX dos CAPS no Rio Grande do Sul, projeto pelo qual o Simers realizará visitas de inspeção em todas as unidades ambulatoriais de assistência psiquiátrica no estado, e o projeto piloto já iniciado no Rio Grande do Sul e liderado pelo Simers, para prevenção em agravos de saúde mental de médicos residentes no Rio Grande do Sul.

O relato fez com que a deputada Liziane Bayer solicitasse acesso e maior detalhamento quanto aos projetos e ações do Simers, para estabelecimento de atuação conjunta, em Brasília e na esfera estadual. 

Ficou definida uma reunião presencial com a parlamentar, algo que deverá ocorrer nos próximos dias, em Brasília ou no seu escritório, no Estado. 

Também participaram do encontro as assessorias da deputada federal gaúcha e do Simers.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política